Saudades do Akay

Gravador Akai em execução 
Quando iniciei no rádio, tudo já esta digitalizado, as gravações já eram feitas por meio do Sound Forge 9.0 mas uma coisa que me chamou atenção, ainda nos tempos modernos da era do rádio digital, foi a utilização do gravador Akai para algumas formalidades, como vinhetas para rádio AM que não queriam perder sua identidade, adaptaram o digital com o velho Akai. 

Esse gravador alem de fazer vinhetas, serviu para gravação de jingles, e principalmente para dar brilho na voz dos narradores durante as transmissões esportivas. Ah sem falar no Éeeeecoooo... e que éééécoooo... 

Recordo das palavras do meu amigo de profissão, na Super Rádio Cultura, o editor de áudio Iuri Junor " é Gabriel, Akai ele tem a medida certa para muito eco causa rachaduras no som, mas pra mim o brilho do Akai jamais será substituído". 

O Akai que sem duvida nenhuma teve e tem, para quem realmente ainda aprecia esse aparelho que mixava, equalizava e podia gravar em variadas rotações, as vezes o rolo dava uma rosqueada (risos). Na Rádio Cultura de Cuiabá, que na época estava operando nas ondas médias e tropicais, tive uma experiência com o Gravador Akai, confesso fiquei surpreso com a qualidade do som, os mais antigos chama isso de "brilho", e que nada mais é que o som do rádio de 30 anos atras tinha.

Confesso até hoje, fiquei apaixonado pelo Gravador Akai, já procurei em alguns lugares que o vendem, porém no passado era muito caro, seu ultimo lançamento no mercado o OPEN-REEL DECK WITH GX-HEAD GX-4000D, o "Deck"  mais vendido e utilizado nas rádios da época, e hoje  quem tem não vendo por preço algum.

Me lembro ao entrar em contato com um colecionador de artefatos antigos de sons e rádios de Curitiba - PRseu nome é Régis Armelline do canal VINTAGES & RETRÔ no youtube, ele divulga todos os aparelhos em seu canal. Ao saber qual era o preço de um Gravador Akay em perfeitas condições de uso, R$ 2.380,00 ..... por um lado até entendi o alto preço cobrado, pois as peças são raras encontrar.

Confesso com tamanha emoção, quando gravei uma vinheta para teste nesse deck de rolo, notei a qualidade de impacto, principalmente o eco suave que o som transmite. O rádio me traz saudades mas o Akai bem que poderia voltar como auxiliar para os gravadores de sons digitais, por que já pesquisei na ultima versão não há uma equalização que se compare com o brilho do Gravador Akai. 

Link:https://www.youtube.com/watch?v=TkRiATMvNHs

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Esse ano promete !!!!

Facebook, experiencia que valeu a pena!