Rádio Digital passa a ser uma realidade

Foto: Teletronix 

Com o avanço da tecnologia, o rádio físico poderá deixar de existir. Com isso o rádio digital pode surgir como um novo método para empregar locutores e disponibilizar o conteúdo para seus ouvintes. Esse modelo de rádio é muito comum em algumas emissoras do Brasil. Hoje em dia, as grandes redes de emissoras radiofônicas, disponibilizam em forma de podcast os áudios de entrevistas e de programas musicais. Assim também são feitas com o áudio das transmissões esportivas com gols da partida.

O rádio moderno, vai muito além do áudio, hoje é possível acessar a plataforma com imagens do locutor direto do estúdio, com seus entrevistados, como também, ver o narrador no estádio ou off tube, ou seja, não tem mais jeito do radialista esconder a sua feiura (risos).

Como dizia os antigos, a males que vem para bem. De fato, a tendência é que a comunicação tenha passos curtos para inovação mais uma vez. Façamos uma recapitulação, não faz nem 3 anos que todas as emissoras de rádio desligaram os transmissores AM para operar somente no FM. Segundo especialistas no assunto, em menos de 2 anos, haverá um investimento que vai permitir o ouvinte ser fiel a emissora radiofônica.

Ao ler uma reportagem no site Loucos Por Rádio, com o titulo “Rádio Cidade deixa o Dial e aposta no Digital”, fiquei surpreso, por meios de pesquisa de opinião, que a emissora possui mais de 300 mil ouvintes/dia. A Rádio Cidade do Rio de Janeiro, apostando na plataforma digital, acreditando que o consumo de entretenimento via áudio vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.

Com a expansão das novas tecnologias e da chegada da internet 5G, o rádio está se tornando híbrido, proporcionando maior fidelidade do ouvinte. As mídias sociais estão impulsionando a audiência e servindo como termômetro para fixar a atenção do ouvinte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Esse ano promete !!!!

Saudades do Akay

Facebook, experiencia que valeu a pena!