Electro Voice o popular " Microfone Nariz de Cachorro"

Na Esquerda Osmar Santos narrando pela Rádio Globo com um Microfone
Electro Voice, no detalhe a imagem do "Nariz de Cachorro", o EV-450.
Em minha longa jornada de Locutor Esportivo,  durante os meus 13 anos vivenciados tanto amador como profissional, percebi em fotos antigas a imagem de um elemento que para nós radialistas é de extrema importância, o microfone, mas esse é bem diferente, de forma arredondado metalizado cromado, esse é o Electro Voice, que o nobre radialista e ex-prefeito de Cuiabá Roberto França chamava de "Nariz de Cachorro", devido ao seu formato encurvado e oval na superfície, se assemelhando com um focinho de cão. 

Em pesquisa sobre o tal Electro Voice, percebi que de 1955 até 1980, em 25 anos foram fabricados vários modelos e tipos diferentes de microfones dessa marca, uns mais potentes que o outro. Essa marca de microfones fabricado nos Estados Unidos, é marca registrada em microfones para estúdio(gravação e rádio) e captação de instrumentos musicais. E existiram aqueles que eram direcionais demais, a ponto de só captar a voz do locutor, ideal para transmissões externas(fora do estúdio).

O "Microfone Nariz de Cachorro" como o nobre Roberto França chamava, era muito utilizado pelos narradores esportivos de rádio, diga-se de passagem e por experiencia própria, o locutor esportivo radiofônico necessita de aproximar o microfone mais próximo de sua boca, para que numa fração de segundos possa transmitir as palavras decorrentes com a velocidade da partida de futebol.

Prova disso, o "Pai da Matéria" Osmar Santos, numa época em que os recursos de vinhetas para transmissões esportivas não eram tão ricos, as suas poesias, frases e bordões eram emitidas pela qualidade de um microfone Electro Voice, para os radialistas "psicóticos" da época, era o melhor que existia.

Nunca narrei com um Electro Voice antigo, mas tive a oportunidade de "ver" em um original no ano de 2008, eu estava na sala técnica da Rádio CBN Cuiabá, quando o Odilio Martins(Técnico de Externa) me mostrou um verídico "Nariz de Cachorro", que era o xodó do saudoso narrador Rubens Neves.  

São para mim e para muitos amigos do rádio que lembro de várias tecnologias do passado, só mesmo quem é e quem já foi radialista sabe dar o valor devido a esses objetos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Esse ano promete !!!!

Saudades do Akay

Facebook, experiencia que valeu a pena!